Ref. :  000001936
Date :  2001-10-14
langue :  Portugais
Page d'accueil / Ensemble du site
fr / es / de / po / en

Democracia

Democracia


A questão da "democracia" está no coração do debate sobre "a mundialização". E parece essencial compreender bem as ligações entre privatização desta (na forma da globalização econômica e financeira) e privatização daquela (nas formas rivais da "democracia americana" e das "democracias européias").

De um lado da mesa do debate, os governos ocidentais, os organismos multilaterais e as empresas internacionais utilizam "a democracia" como argumento de venda, ou até mesmo como principal objetivo da "mundialização" reduzida ao seu fenômeno econômico contemporâneo, a globalização industrial e financeira, produtiva e mercantil. Esta última, ignorando ou transgredindo as fronteiras normativas do passado (geográficas, jurídicas, monetárias...), igualando os custos de produção e de consumo, harmonizando as condições de vida, facilitando as transferências e as trocas, difundindo mais depressa os conhecimentos e as ferramentas, teria também a virtude de estender o paradigma democrático ao conjunto do Planeta. Por um lado, "a democracia" como modelo positivo seria melhor conhecida e reproduzida no mundo inteiro. Por outro lado, a melhoria do meio ambiente econômico e social, suposto efeito da globalização, levaria a uma melhoria das condições e das práticas democráticas. Desse modo, a globalização estaria, como o Sr. Jourdain, personagem de Molière em O burguês fidalgo, fazendo democracia inadvertidamente.

Finalmente, fortalecidos por esta convicção sempre reafirmada, os governos democráticos ocidentais condicionam de agora em diante o acesso ao paraíso do livre-mercado à satisfação de uma "cláusula democrática", de conteúdo elaborado sob medida. Ora, como com a futura Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) e sob o impulso do Canadá e dos Estados-Unidos, essa cláusula subordina a entrada de um futuro membro (o Haiti) à democratização imediata e controlada do seu regime. Ora, nos casos do FMI e do Banco Mundial, é a concessão de financiamentos estruturais ou conjunturais que pode ser submetida à existência ou à promessa de um melhor cenário democrático. Assim, um Estado não pode usufruir dos benefícios econômicos da democracia a longo prazo, se não fornecer garantias democráticas a curto prazo.

Do outro lado da mesa, os críticos dessa visão idílica da futura "democracia mundial" denunciam os recentes resultados efetivos da globalização econômica. Resultados que eles estimam desastrosos, não apenas num plano social, mas também em relação à evolução dos regimes e práticas democráticas. Assim, países do sudeste asiático, tais como Singapura, que conheceram um crescimento econômico impressionante nas últimas duas décadas, "globalizando-se" de modo "exemplar", teriam conseguido isso, em parte, em detrimento de um progresso comparável no plano democrático. Assim, muitos países latino-americanos, que os responsáveis políticos norte-americanos gostam de lembrar que saíram da era dos golpes de Estado e das ditaduras, continuam sendo "democracias" muito frágeis (precisamente diante das novas formas de instabilidade provocadas pela globalização) que dissimulam mal seu caráter profundamente oligárquico. Desse modo, outros países da Europa do Leste, cuja "rápida democratização" era esperada após o desmantelamento da União Soviética, demonstram sinais de evolução contraditórios: freqüentemente, os "progressos" de um dia de euforia eleitoral são rapidamente apagados pela volta das "tentações do passado"...

Por outro lado, além dos efeitos inventariados até agora, da vaga globalizadora das duas últimas décadas, aqueles que continuam céticos em relação às suas virtudes democráticas estimam que o pior ainda está por vir. De fato, "a mundialização" reduzida à forma econômico-financeira da "globalização" não poderia ser compreendida apenas como "um processo" ou "um fato" que se deveria contentar de aceitar, e de conseqüências difíceis de controlar num âmbito democrático. Ao contrário, a globalização traria consigo um projeto redutor de democracia ou, até mesmo, claramente "anti-democrático". Devido à limitação que ele infringe à expressão das culturas e nações minoritárias, pelo desenvolvimento das práticas oligárquicas de exercício e de partilha dos poderes que ele favoriza, fraca representatividade das elites que o sustentam e sua tentação para invalidar as formas de participação política incontroláveis da "sociedade civil", esse projeto de "democracia mundial" seria baseado numa ideologia profundamente antidemocrática. Nada menos, finalmente, do que um projeto de privatização do mundo.

Uma privatização que começaria pelos critérios, pelas práticas e pelos objetivos da "democracia" entendida como significado unívoco. É a idéia de que o modelo democrático americano-europeu dominante poderia ser difundido no mundo inteiro do mesmo modo como os blockbusters hollywoodianos ou as latinhas de Coca-Cola, e por meios comerciais semelhantes. É a idéia de que entre comércio, livre-comércio e democracia, haveria, não apenas pontes, mas também relações de causalidade identificáveis e reprodutíveis. A privatização mundial da democracia seria esse movimento por meio do qual, passando pelos caminhos do comércio, um pequeno número de dirigentes públicos e privados estimam ter o direito de impor ao mundo "uma certa idéia da democracia", porque ela seria "a melhor para todos" - e, é claro, para o próprio grupo reduzido. "Tudo o que é bom para a General Motors...": conhecemos o resto do argumento.

A última das OPC (1), a consagração de tantos esforços, o coroamento e a verdade de tal processo, seria portanto a OPC sobre "a democracia"...

A menos que ela já tenha acontecido?



(1) OPC: Ofertas Públicas de Compra em Bolsa de Valores.


(Outros artigos sobre esta mesma problemática e redigidos pelo mesmo autor estão disponíveis em espanhol neste site: Comercio de la democracia, democracia del Comercio)


Notez ce document
 
 
 
Moyenne des 164 opinions 
Note 2.43 / 4 MoyenMoyenMoyenMoyen
Du même auteur :
 flecheLeçons de la « Grippe espagnole » de 1918-1919
 flecheL’intelligence de la bibliothèque publique
 flecheTriomphe de la post-citoyenneté
 flechePublication de L'Homme post-numérique
 flecheCharlie : comment répondre au défi ?
 flecheLe numérique prend le pas
 flecheAcerca de los Megaproyectos en Uruguay
 flecheEurope, Maghreb, Machrek : Que faire ensemble du monde euro-méditerranéen, maintenant et pour les dix prochaines années ?
 flechePourquoi une Déclaration universelle de la Démocratie ?
 flecheLe « sens du carnage » ?
 flecheLa « culture numérique » : à problématique « nouvelle », approches et solutions différentes ?
 flechePiratage (Modifier l'approche du ---)
 flecheDiversité culturelle et dialogue interculturel : confusion ou exigence ?
 flechePiratage (modifier l’approche du ---)
 flecheRéévaluer « l’économie de la création » à l’âge de la dématérialisation numérique
 flecheProjet d'intervention aux "Dialogos da Terra no Planeta Agua" (26-28 novembre, Minas Gerais - Brésil)
 flecheCosmopolitique de l’Eau
 fleche« Fin d’un monde » ou crise de son modèle ?
 flecheLa culture pour rendre le monde vivable
 flecheTransparence (Révélation de l’opacité, mondialisation de la --- ?)
 flechePour une éducation à la diversité culturelle et au dialogue interculturel
 flecheDix thèses sur le sens et l’orientation actuels de la recherche sur les mondialisations
 flecheTravail et emploi : la confusion permanente
 flecheDiversité culturelle
 flecheLa Convention sur la diversité culturelle reste à mettre en œuvre!
4 tâches prioritaires pour la société civile

 flecheCultures et mondialisations : les sons de la diversité

 flechePhilosophie des mondialisations et mondialisation de la philosophie

 flecheLaw of Globalization and/or globalization(s) of Law ?
 flecheAltermondialisation
 flechePauvreté et Violence
 flecheDiversité culturelle : un projet cosmopolitique
 flechePour un concept offensif de la diversité culturelle
 flecheDiversité culturelle, globalisation et mondialisations
 flecheLa Puissance du rituel mondial
 flecheForum Social Mondial n°5 : l’épreuve de vérité
 flecheComercio de la democracia, democracia del Comercio
 flecheOMC : la refondation ou la fin ?
 flechePour une refondation du concept de diversité culturelle
 flecheLa guerre, stade suprême de la pauvreté ?
 fleche"Lutte contre la pauvreté" : Pour une nouvelle donne
 flecheGlobal et Mondial
 flecheParadoxes des « Nouvelles technologies de l’information et de la communication » (NTIC) et de la diversité culturelle
 flecheLe partage critique des mondialisations via une éducation interculturelle appropriée
 flecheAntimondialisation
 flecheJohannesburg (Le risque de...)
 flecheQue peut être "l'exception culturelle" ?
 flecheLa diversité culturelle : du consensus mou au projet politique
 flechePrivatisation ou partage des identités et de la diversité culturelles ?
 flecheMorale et politique
 flecheTemps fragiles
 flecheDématérialisation de l’argent, déresponsabilisation du sujet politique
 flecheDématérialisation de l’argent
 flecheLe GERM : un laboratoire de la diversité culturelle pour comprendre «la globalisation» et les mondialisations
 flecheLa Bonté des maîtres du monde
 flecheProblématique des mondialisations
 flecheLe Monde est-il un village ?
Et peut-il être une Cité ?

 flecheLe cas Napster
 flecheMondialisations
 flecheLa controverse de Gênes
 flecheOSCI
 flecheChômage
 flecheEconomie de la matrice, cosmopolitique de la diversité
 flecheLe cheval de Troie des Amériques
 flecheLe révélateur Napster
 flecheDomination
 flecheRien de nouveau sous le Soleil noir de la mondialisation
 flecheDe la mondialisation aux mondialisations : domination ou partage du monde ?
 flecheLe Monde en perspective
 flecheVillage mondial
 flecheFractures (résorber les --- )
 flecheMondialisation : la loi du plus fort ?
 flechePour une ''philosophie des mondialisations''
13
RECHERCHE
Mots-clés   go
dans 
Traduire cette page Traduire par Google Translate
Partager

Share on Facebook
FACEBOOK
Partager sur Twitter
TWITTER
Share on Google+Google + Share on LinkedInLinkedIn
Partager sur MessengerMessenger Partager sur BloggerBlogger