Representantes de 25 países e de quatro continentes estarão reunidos a partir de hoje no Auditório da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) no 3º Fórum de Autoridades Locais. Promovido pela Prefeitura de Porto Alegre, o evento deverá reunir cerca de 800 participantes interessados em discutir políticas locais para enfrentar a exclusão social.
A conferência de abertura, às 10h de hoje, abordará o aumento da imigração e da pobreza nas cidades. Entre os palestrantes estão a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), e o prefeito de Buenos Aires, Aníbal Ibarra. Na solenidade de abertura, às 9h de hoje, estarão presentes o prefeito de Porto Alegre, João Verle, estará acompanhado do governador Germano Rigotto, do ministro das Cidades, Olívio Dutra, e do secretário especial de Desenvolvimento Econômico e Social, Tarso Genro. A conferência de amanhã abordará a democracia participativa.
Entre os conferencistas estão o ex-presidente de Portugal e deputado do Parlamento Europeu, Mário Soares, o sociólogo Boaventura de Sousa Santos e o coordenador do Programa de Gestão Urbana da Organização das Nações Unidas (ONU), Yves Cabannes. O diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho da ONU, o chileno Juan Somavia, que se encontrou ontem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participará pela primeira vez do Fórum de Autoridades.
A programação da tarde prevê a realização de oficinas, onde serão abordados temas como cooperação descentralizada, desafio da inclusão social nas cidades periféricas, tecnologia e inclusão digital, direitos humanos e a construção de uma cultura de paz e cultura global e local. Das discussões participarão prefeitos, secretários, assessores e representantes de federações e associações de municípios.