Ref. :  000041372
Date :  2017-10-23
Language :  Portuguese
Home Page / The whole website
fr / es / de / po / en

Tira da Macedônia incentiva mulheres a seguirem carreira em programação


image


Tira da Neta.mk, republicada com autorização.
(1) Negação; (2) sentimentos de culpa; (3) raiva; (4) depressão; (5) aceitação; (6) Disque-Neta.



Nos últimos dois anos e meio, uma série de quadrinhos online, protagonizada por uma jovem engenheira de software chamada Neta, tem mostrado o cenário tecnológico da Macedônia e incentivado mulheres a entrarem em um mercado tradicionalmente dominado por homens.

“Neta” é produzida pela Netcetera, uma empresa de TI internacional, cujas maiores sedes estão localizadas em Zurique e Skopje. O roteiro é escrito pela equipe da empresa, e a ilustração pelo renomado cartunista da Macedônia, Zlatko Girov.

As tiras estão disponíveis em macedônio e inglês no site Neta.mk. Em 2015, recebeu ótimas críticas da principal revista da região, It.com.mk, que afirmou serem “geniais”:

"A ilustração é magnífica e as piadas de programadores são muito boas. O mais legal é que a personagem Neta é uma mulher, e o mercado de programação na Macedônia precisa de mulheres para trazerem novas ideias. Quem sabe a Neta não sirva de incentivo para mulheres jovens se interessarem por uma profissão dominada por homens nerds?"

image


#ILookLikeAnEngineer (#EuTenhoAMaiorPintadeEngenheira), tira da Neta.mk, republicada com autorização.
(2) Neta: #EuTenhoAMaiorPintadeEngenheira Homem de terno e óculos: Você é mesmo engenheira?




image


Tira da Neta.mk, republicada com autorização.
(1) Neta: Luzes? (2) Homem sentado na frente do computador: A lâmpada queimou. Neta: Por que você não troca?
(3) Homem sentado na frente do computador: Mas é hardware, e eu sou uma cara de software.



A Global Voices entrou em contato com os autores da Neta e perguntou de onde surgiu a inspiração para os quadrinhos, bem como o tamanho do seu impacto. Eles responderam:

"O nosso objetivo é aumentar a visibilidade da comunidade tecnológica da Macedônia, através de quadrinhos feitos localmente. É diferente, não uma cópia de algo que já existe na internet. Nós tentamos pensar em piadas o mais criativas possível e com que as pessoas que trabalham na área possam se identificar. Por um lado, gostaríamos de incentivar alunos a fazerem faculdade de engenharia e, principalmente, estimular as garotas, que devem ter orgulho de ter escolhido a engenharia como profissão."

image


Tira da Neta.mk, republicada com autorização.
(1) Neta: Fiz um aplicativo que calcula a quantidade de café necessária para cumprirmos o nosso prazo!
Homem de óculos: E…?
(2) Neta: Bem… parece que vai sair tão caro…
(3) Neta: … que teríamos que deslocar todo a equipe para o Brasil!



Os quadrinhos não contêm propaganda explícita da empresa, ainda que algumas tiras promovam diretamente iniciativas tecnológicas dirigidas aos jovens, como a NASA Space Apps Challenge e competições de programação, como a CodeFu da Macedônia (que não tem relação com o programa norte-americano de mesmo nome; obrigado ao administrador da Neta por nos alertar sobre o erro) e a hackaton IEEEXtreme. A personagem Neta apareceu uma ou duas vezes em alguns desses eventos, na forma de mascote ou personagem secundária.

image


Tira da Neta.mk, republicada com autorização.
(2) Homem de terno: O que tá acontecendo? Neta: Esse lugar não é para os fracos.
(3) Neta: Uma roleta russa com programadores. Você tem que programar até o fim… sem salvar.



Os autores afirmam: “Apesar de não termos como calcular o impacto dos quadrinhos […] é algo que gostamos de fazer, e espero que aqueles que fazem parte do mundo de TI aproveitem a leitura. É muito legal ver que as tiras estão sendo compartilhadas na redes sociais”.


Traduzido por Melina Coelho

Countries : 

Rate this content
 
 
 
13
SEARCH
Keywords   go
in 
the articles