Ref. :  000039052
Date :  2016-01-13
Language :  Portuguese
Home Page / The whole website
fr / es / de / po / en

Tecnologias digitais: um enorme potencial de desenvolvimento continua fora das perspectivas de quatro bilhões de pessoas que carecem de acesso à Internet

As tecnologias digitais espalharam-se rapidamente no mundo inteiro, mas não seus dividendos Digitais


Um novo relatório do Banco Mundial afirma que, embora a Internet, telefones celulares e outras tecnologias digitais se espalhem rapidamente no mundo em desenvolvimento, os dividendos digitais previstos de maior crescimento, mais empregos e melhores serviços públicos continuam aquém das expectativas e 60% da população mundial continuam excluídos da economia digital em expansão contínua.

De acordo com o novo “Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial 2016: Dividendos Digitais”, de autoria dos Codiretores Deepak Mishra e Uwe Deichmann e da equipe, os benefícios da rápida expansão digital inclinaram-se em âmbito mundial na direção das pessoas ricas, qualificadas e influentes que estão mais bem posicionadas para tirar proveito das novas tecnologias. Além disso, embora o número de usuários da Internet no mundo inteiro tenha mais do que triplicado desde 2005, quatro bilhões de pessoas ainda carecem de acesso à Internet.

As tecnologias digitais estão transformando o mundo dos negócios, do trabalho e da governança”, afirmou Jim Yong Kim, Presidente do Grupo Banco Mundial. Precisamos continuar a conectar todas as pessoas e não deixar ninguém para trás, porque o custo da perda de oportunidades é enorme. Mas para os dividendos digitais serem amplamente compartilhados entre todas as partes da sociedade, os países também precisam melhorar seu clima de negócios, investir na educação e na saúde das pessoas e promover a boa governança.

Embora haja muitos relatos de êxito, o efeito da tecnologia sobre a produtividade global, expansão da oportunidade para as pessoas de baixa renda e da classe média, bem como a generalização de governos responsáveis têm sido muito menos do que o esperado. As tecnologias digitais se estão espalhando rapidamente, mas os dividendos digitais – crescimento, empregos e serviços – têm ficado para trás.

A revolução digital está transformando o mundo, ajudando os fluxos de informação e facilitando o surgimento de países em desenvolvimento com capacidade para aproveitar essas novas oportunidades,” afirmou Kaushik Basu, Economista Chefe do Banco Mundial. É uma transformação impressionante o fato de hoje 40% da população mundial estarem conectados pela Internet. Embora devamos felicitar-nos por essas realizações, precisamos também estar mais atentos para não criarmos uma nova subclasse. Considerando que 20% da população mundial não sabem ler nem escrever, por si só a disseminação das tecnologias digitais tem pouca probabilidade de significar o fim do hiato do conhecimento global.

As tecnologias digitais podem promover inclusão, eficiência e inovação. Mais de 40% dos adultos no Leste da África pagam as contas de serviços de utilidade pública por celular. Há oito milhões de empresários na China – um terço dos quais são mulheres – que utilizam a plataforma e-commerce para vender bens em âmbito nacional e exportar a 120 países. A Índia proporcionou uma identificação única a quase um bilhão de pessoas em cinco anos, bem como aumentou o acesso aos serviços públicos e reduziu a corrupção neles. E no setor de serviços de saúde pública o Sistema de Mensagens Curtas (SMS) demonstrou eficácia para lembrar às pessoas que vivem com o HIV a tomarem seus medicamentos capazes de salvar a vida.

Para cumprir a promessa de desenvolvimento de uma nova era digital, o Banco Mundial sugere duas ações principais: cobrir o hiato digital tornando a Internet universal, economicamente viável, aberta e segura; e reforçar as regulamentações que assegurem concorrência entre as empresas, adaptação das aptidões dos trabalhadores às exigências da nova economia e promoção de instituições responsáveis – medidas a que o Relatório denomina de complementos analógicos aos investimentos digitais.

As estratégias de desenvolvimento digital precisam ser mais amplas do que as estratégias da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Para colher os maiores benefícios os países precisam criar o ambiente certo para a tecnologia: regulamentações que facilitem a concorrência e a entrada no mercado; e aptidões que capacitem os trabalhadores a alavancar a economia digital e as instituições responsáveis perante as pessoas. As tecnologias digitais podem, por sua vez, acelerar o ritmo do desenvolvimento.

Investir na estrutura básica, reduzir o custo de fazer negócios, diminuir barreiras comerciais, facilitar a criação de start-ups, reforçar as autoridades encarregadas da concorrência e facilitar a concorrência entre as plataformas digitais são algumas das medidas sugeridas no Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial que podem tornar as empresas mais produtivas e inovadoras. Além disso, embora a alfabetização básica continue a ser essencial para as crianças, ensinar capacidades avançadas do pensamento crítico e o treinamento básico em sistemas de TIC avançados e técnicos serão a chave à medida que a Internet se difundir. Ensinar capacidades técnicas em idade precoce e expor as crianças à tecnologia promovem a aprendizagem das TIC e influenciam a escolha da carreira.

As tecnologias digitais podem transformar nossas economias, sociedades e instituições públicas, mas essas mudanças não serão garantidas nem automáticas, acautela o relatório. Os países que estão investindo tanto na tecnologia digital como em seus complementos analógicos colherão dividendos significativos, ao passo que outros provavelmente ficarão para trás. A tecnologia sem um fundamento analógico sólido arrisca criar fortunas econômicas divergentes, mais desigualdade e um Estado invasivo.

Na última década o Grupo Banco Mundial investiu um total de US$ 12,6 bilhões em TICs.

O Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial 2016: Dividendos Digitais está disponibilizado no website http://www.worldbank.org/wdr2016.


Rate this content
 
 
 
Same author:
 flecheFor geopolitics of the euro (European Issue n°506)
 flecheEurope 2050: Demographic Suicide
 flecheEmmanuel Macron's Europe - A vision, some proposals
 flecheDeclaration of 9 may 1950
 fleche"Inaction is sometimes more costly than action."
 flecheBREXIT ou BRITIN : fait-il vraiment plus froid dehors ?
 flecheBREXIT: What Fair Deal between UK and EU Member States?
 flecheThe acceleration of differentiated integration and enhanced cooperation
 flecheScotland's probable choice to remain part of the UK will not necessarily mean the end of the road to autonomy
 flecheEurope, Power and the Sea
 flecheReforming the European Union:
Which methods? Which options?

 flecheReforming the European Union:
Which methods? Which options?

 flecheWhat should Brussels change? How can the functioning of the European institutions be improved rapidly?
 flecheAscension of populist parties but relative stability of political balance in the European elections
 flechePetro Porochenko triomphe dès le 1er tour l’élection présidentielle en Ukraine
 flecheEuropean Elections: what are the issues at stake in the legislature 2014-2019?
 flecheEuropean Elections 2014 - multiple issues at stake
 flecheCompétitivité, énergie et climat, quelles priorités pour l’Europe ?
 flecheA review of post-Lampedusa: What type of EU migratory cooperation with third countries?
 flecheEurope and Globalisation: the dangers and the assets
 fleche"Social Europe", a lever for euro zone integration
 flecheUn jour viendra où les Européens, du moins un petit groupe d'entre eux, décideront ensemble d'un budget commun affecté à certains aspects de la politique de défense commune
 fleche« Quelle place pour les Parlements nationaux dans la construction de l’Union politique européenne ? »
 fleche« Premier ensemble du commerce mondial avec 17,5% des échanges mondiaux en 2011, l’Union européenne reste bien placée dans la compétition commerciale mondiale »
 flecheSchuman Report on Europe, State of the Union 2013
 flecheEurope adrift: Illusions and Realities of the European Energy Policy
 flecheTerms of Crisis
 flecheA Political Union for Europe
 flecheWhat's the grand plan to save the euro ?
 flecheL’Union européenne peut-elle devenir une grande puissance ?
 flecheForces et faiblesses de la Chine
 flecheWhat kind of Europe in what kind of World?
 flecheThe Schuman Report on Europe, the State of the Union 2012
 flecheRapport Schuman sur l’Europe, l’état de l’Union en 2012
 flecheLa mixité, un modèle européen
 fleche«In the Arab Revolutions we have to perceive a marvellous opportunity to reshape the Euro-Mediterranean relationship»
 flecheWomen and Europe: for total and irrevocable equality
 flecheUn gouvernement économique européen : du slogan à la réalité ?
 flecheG 20, U.E, Otan: 4 jours, 4 questions
 flecheExclusive interview with Jean-Claude Trichet, President of the European Central Bank
 fleche"L'Europe à l'épreuve de la récession"
 flecheLe « smart power » américain, un défi pour l’Europe
 flecheL'Union européenne face à la crise financière : quelles réponses?
 flecheThe European Union and the Russo-Georgian War
 flecheLa différenciation peut-elle contribuer à l’approfondissement de l’intégration communautaire ?
 flecheL'Europe soutient-elle ses entreprises à l'exportation?
 flecheLes défis politiques et économiques de l'Union pour la Méditerranée
 fleche"Le Traité de Lisbonne : des réponses utiles, mais partielles, aux défis politiques lancés à l'Union européenne"
 flecheThe Lisbon Treaty in 10 information sheets
 flecheLe rôle de la Banque européenne d'investissement dans les Etats candidats à l'adhésion à l'Union européenne
 flecheLa crise financière : origines et conséquences. Quelles sont les conditions du retour de confiance?
 flecheComprendre le Conseil européen de Lisbonne et le Traité réformateur
 flecheLes services de la santé en Europe en 2007 : quels enjeux? - Questions d'Europe n° 72
 flecheComprendre l'accord de Bruxelles sur un traité modificatif (23 juin 2007) et la conférence intergouvernementale
 flecheLe cadre constitutionnel du débat de révision de la Constitution
 flecheQuelle constitution pour l'Europe?
13
SEARCH
Keywords   go
in 
Translate this page Traduire par Google Translate
Share

Share on Facebook
FACEBOOK
Partager sur Twitter
TWITTER
Share on Google+Google + Share on LinkedInLinkedIn
Partager sur MessengerMessenger Partager sur BloggerBlogger