A Índia quer ser a sede do Fórum Social Mundial (FSM) em janeiro de 2004. Um grupo de trabalho apresentou ontem a candidatura do país ao comitê brasileiro de organização do evento.
O representante indiano Vijay Pratap, identificado como "facilitador" do grupo, disse que há várias sugestões de cidades para abrigar o evento, mas o processo está em fase preliminar e será necessário aprofundar a discussão interna. Nova Délhi, Bhopal, Calcutá, Bangalore e Ahmedabad são algumas das interessadas. Em 2003, o evento será realizado novamente em Porto Alegre.
A Índia também anunciou a disposição em organizar um encontro regional para a Ásia e a África no final deste ano ou no início de 2003. Outras áreas pensam em promover reuniões regionais, entre elas, países do Mediterrâneo, do Leste Europeu, do Oriente Médio e da África.
"Para promover um evento do porte do evento de Porto Alegre é necessário um orçamento próximo a US$ 2 milhões", estima Francisco Whitaker, da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, entidade que integra o comitê brasileiro. A África gostaria de sediar o FSM em 2005.