Ref. :  000018690
Date :  2005-09-28
langue :  Portugais
Page d'accueil / Ensemble du site
fr / es / de / po / en

Projeto América UNA

Fórum de Debates sobre as Convergências Culturais dos Povos do Cone Sul


O Instituto Latinoamérica (IL), a Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, a Universidade de Brasília (UnB), com o apoio do Ministério da Cultura (MinC), realizam nos dias 28, 29 e 30 de setembro, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, o Fórum de Debates América UNA: Convergências Culturais dos Povos do Cone Sul, que vai reunir num grande evento professores universitários, autoridades, artistas, pesquisadores e intelectuais.

Um dos princípios do Projeto América UNA é intensificar a integração cultural com a finalidade de reunir um grande número de pessoas para a troca de experiências artísticas e culturais representativas de todos os países do Bloco.

O Fórum pretende reunir personalidades representativas e, para isso, é esperada as presenças do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do governador de Brasília, Joaquim Roriz; além dos ministros da Cultura, Gilberto Gil, da Educação, Tarso Genro, senadores, deputados e outras autoridades dos países-membros.


Programação

Está prevista uma exposição sobre as diversas manifestações culturais, de tradição popular, nas áreas de literatura, música, artes plásticas, fotografia, tevê e vídeo dos povos do Cone Sul. Essa mostra pretende, além de divulgar essas tradições, chamar a atenção para a necessidade de uma política pública voltada exclusivamente para a área da cultura.

Além dos debates, o público terá uma série de atividades paralelas, como a Mostra de Cinema Latino-americano e a tenda cultural que abrigará a Feira de Artes, uma oportunidade para conferir de perto elementos do cotidiano desses país, como a viola de cocho do Pantanal, Guasqueiro gaúcho, ourives e prataria dos Andes, tecelagem boliviana, entre outras.

Estruturado em cinco painéis, o primeiro, Convergênciais Culturais, será coordenado pelo Departamento de História da UnB e terá a participação de universidades da Argentina, Uruguai e Chile; Raízes Históricas da Integração – as Colonizações Espanholas, Portuguesas... e as Missões Jesuitas, sob a responsabilidade do Departamento de Filosofia da Universidade de Assunção (Paraguai), terá expositores de universidades do Uruguai e Argentina, além das universidades brasileiras do Vale dos Sinos e da Missioneira de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul.

Música, Literatura, e Artes Plásticas – a integração pela diversidade será coordenado pelo Instituto de Artes da UnB e terá a participação da Fundação Nacional de Arte (Funarte/MinC), da Academia Brasileira de Letras, da Câmara Brasileira do Livro, da Escola de Música de Brasília; e pela Argentina, da Escuela de Bellas Artes de Buenos Aires e do Departamento de Artes de la Universidade de La Plata.

O painel Mecenato, Direito Autoral e Legislação no Mercosul terá a participação da Secretaria do Audiovisual (MinC), do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), Departamento de Direito Autoral da Biblioteca Nacional e Ordem dos Advogados do Brasil/DF. O deputado Dr. Rosinha, presidente da Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul, será o coordenador.

O último tema a ser debatido O Papel das Comunicações no Processo de Integração será coordenado pela diretora da Faculdade de Comunicação da UnB, e terá como palestrantes o presidente da Radiobras, dos Correios, da Associação Brasileira de Empresas de Rádio e Televisão – ABERT, do presidente da Associação Nacional dos Jornalistas – ANJ.

Os organizadores pretendem durante o evento elaborar um plano de metas integracionistas dessas tradições culturais para servir de base a uma futura política pública no campo cultural para os países do Cone Sul e criar a Carta Cone Sul, documento que deverá ser apresentado às instituições nacionais e internacionais relacionadas a esse tema.

Leia mais no site: http://www.americauna.org.br.


Notez ce document
 
 
 
Moyenne des 54 opinions 
Note 2.72 / 4 MoyenMoyenMoyenMoyen
RECHERCHE
Mots-clés   go
dans 
Traduire cette page Traduire par Google Translate
Partager

Share on Facebook
FACEBOOK
Partager sur Twitter
TWITTER
Share on Google+Google + Share on LinkedInLinkedIn
Partager sur MessengerMessenger Partager sur BloggerBlogger
Autres rubriques
où trouver cet article :