Ref. :  000017553
Date :  2005-02-24
Language :  Portuguese
Home Page / The whole website
fr / es / de / po / en

Habermas, Jürgen

Filósofo e Sociólogo

Author :  Kyotoprize


Jürgen Habermas nasceu em 1929, em Dusseldorf, na Alemanha. Licenciou-se em 1954, com uma tese sobre Schelling (1775-1854), intitulada "O Absoluto e a História". De 1956 a 1959, foi colaborador de Adorno no Instituto de Pesquisa Social de Frankfurt. Em 1968, transferiu-se para Nova York, passando a lecionar na New Yorker New School for Social Research. Em 1971, Habermas dirigiu o Instituto Max-Planck, em Starnberg, na Baviera. Em 1983, transferiu-se para a Universidade Johan Wolfgang Goethe, de Frankfurt.

Obras principais: Entre a Filosofia e a Ciência - O Marxismo como Crítica, Reflexões Sobre o Conceito de Participação Pública. Mudança Estrutural da Esfera Pública. Teoria e Práxis, Lógica das Ciências Sociais, Técnica e Ciência como Ideologia, Conhecimento e Interesse, Entre os Fatos e as Normas, O Discurso Filosófico da Modernidade, A Inclusão do Outro - Estudos de Teoria Política, Direito e Democracia Entre Facticidade e Validade.
Herdando as discussões da Escola de Frankfurt, Habermas aponta a ação comunicativa como superação da razão iluminista transformada num novo mito que encobre a dominação burguesa (razão instrumental). Para ele, o logos deve contruir-se pela troca de idéias, opiniões e informações entre os assuntos históricos estabelecendo o diálogo.

Rate this content
 
 
 
Average of 179 ratings 
Rating 2.50 / 4 MoyenMoyenMoyenMoyen
13
SEARCH
Keywords   go
in 
Translate this page Traduire par Google Translate
Share

Share on Facebook
FACEBOOK
Partager sur Twitter
TWITTER
Share on Google+Google + Share on LinkedInLinkedIn
Partager sur MessengerMessenger Partager sur BloggerBlogger
Other items
where is published this article: