Ref. :  000014433
Date :  2016-04-28
langue :  Portugais
Page d'accueil / Ensemble du site
fr / es / de / po / en

Por que um site sobre a mundialização?

Source :  GERM

A "globalização" e a "mundialização"


"Globalização" define o processo no qual os mesmos princípios de economia de mercado são aplicados em todo o planeta. Mas essa expressão leva em conta apenas o prisma econômico de um movimento muito mais complexo. Daí surgiu o conceito de mundialização, termo que tenta explorar a diversidade e a singularidade dos diferentes processos de globalização existentes em todas as áreas de atividade.

Como definir "mundialização"
A "mundialização" é um conjunto de processos culturais, de informação, sociais, econômicos e políticos "globalizados". Trata-se de tudo que é:

i) divulgado em escala mundial, independentemente das barreiras de origem nacionais, geográficas, tecnológicas, lingüísitcas, etc.;
ii) colocado a disposição das pessoas de todas as origens, culturas e países: idéias, conteúdos, serviços e produtos semelhantes e, finalmente,
iii) capaz de ter um impacto "mundial" nas atividades humanas, qualquer que seja a forma.

Por que um site sobre a mundialização?

Para entender os diversos interesses, figuras e caracteristicas das globalizações passadas, atuais e futuras, nenhuma outra ferramenta seria tão eficaz quanto a internet, uma mídia globalizada e globalizante, com capacidade de arquivo e de difusão quase ilimitados.
Por esse motivo o GERM elaborou e colocou no rede, em 2001, um banco de dados que permite ao visitante, graças às funções existentes (como seu sitema de busca, por exemplo), compreender as diferentes formas de globalização que o concerne.
O site www.mundializacao.org foi constituído, portanto, como uma ferramenta de formação e autoformação, que pode ser usado com fins profissionais, acadêmicos ou simplesmente pessoais.

Como funciona o site
A mundialização é abordada e tratada neste site por meio de um sitema de rubricas reunidas em sessões temáticas como Diversidade Cultural, Desenvolvimento Sustentável, União Européia, Educação, etc. Nessas sessões há desde documentos de análise e estudos redigidos pelos membros do GERM, até textos divulgados na imprensa, passando por declarações e textos oficiais, que ajudam o internauta a acompanhar a "atualidade da mundialização". Além disso, o site propõe documentos multimídia, como trechos de vídeos, discursos e fotos, assim como gráficos, mapas e estatísticas.

Boa visita!


Notez ce document
 
 
 
Moyenne des 93 opinions 
Note 2.42 / 4 MoyenMoyenMoyenMoyen
RECHERCHE
Mots-clés   go
dans 
Traduire cette page Traduire par Google Translate
Partager

Share on Facebook
FACEBOOK
Partager sur Twitter
TWITTER
Share on Google+Google + Share on LinkedInLinkedIn
Partager sur MessengerMessenger Partager sur BloggerBlogger
Autres rubriques
où trouver cet article :